O ambiente de trabalho K

Capítulo 6. Fontes

Pode mudar a fonte e o conjunto de caracters do ambiente de trabalho. Estas fontes serão usadas pelas aplicações KDE, e (dependendo da escolha nas definições do Estilo) pelas aplicações não KDE.

(Esta opção só recentemente foi activada em todas as aplicações KDE , logo algumas aplicações podem não reagir correctamente quando as fontes são alteradas, ou uma fonte grande é usada. Poderá ter que reiniciar o KDE para que as mudanças surtam o efeito desejado.)

Clique numa categoria de fontes da lista principal para a seleccionar (Isto lista várias categorias de funções do KDE para para as quais a fonte tem de ser definida: Fonte geral, Fonte Fixa, etc.).

Para cada categoria, seleccione um, Tipo de Fonte da lista, opcionalmente escolha Negrito ou Itálico, e seleccione o tamanho da fonte clicando nos botões "+" ou "-" á direita da caixa do Tamanho. Pode ainda escolher o Conjunto de Caracteres para essa fonte (as escolhas disponiveis dependem do tipo de fonte escolhida). As escolhas defeito e qualquer estão sempre disponiveis. (O Conjunto de Caracteres por Defeito é configurado no menu do Gestor de Ficheiros).

A fonte que seleccionou é pré-visualizada na caixa de Exemplo.

Para restaurar a configuração por defeito do KDE, clique no botão Defeito no fundo do ecrã. Clique em Aplicar ou OK para activar a sua escolha.

Nota: Pressionando Ok ou Aplicar aplica as mudanças feitas em todos os módulos de visualização.